Encanto dos Orixás

Encanto dos Orixás



Friday, April 21, 2017

Images

ATO EM BRASÍLIA RELEMBRA 20 ANOS DO ASSASSINATO DO PATAXÓ GALDINO

Ato em memória de Galdino ocorreu nesta noite, em Brasília (Foto Marília Marques/G1).
Ato em memória de Galdino ocorreu nesta noite, em Brasília (Foto Marília Marques/G1).
Galdino foi morto, de forma cruel, por 5 jovens em Brasília.
Galdino foi morto, de forma cruel, por 5 jovens em Brasília.
Indígenas de todo o país e representantes de entidades de defesa dos direitos humanos realizaram um ato ecumênico na noite desta quinta-feira (20), para lembrar os 20 anos do assassinato do índio pataxó Galdino Jesus dos Santos. Ao som dos maracás e à luz de velas, os indígenas fizeram um círculo ao redor do marco na Praça do Compromisso, na 703/704 Sul, em Brasília.
Wilson Jesus de Souza, sobrinho de Galdino disse que a memória do tio, morto por quatro jovens em 1997, “continua viva”. Todos os anos Wilson participa dos atos e destaca que esta “não é uma comemoração”. Ao G1, o sobrinho de Galdino falou que até hoje está em busca de “mais justiça” para que não aconteçam outros casos semelhantes.
Durante o ato ecumênico, indígenas entoaram cantos pataxós, poesias e gritaram palavras como “Galdino vive!”. A procuradora-geral da República, Débora Duprat, compareceu ao ato e lembrou que em abril de 1997, estava à frente da pasta do Ministério Público Federal, na época, responsável pelas populações e comunidades indígenas tradicionais.
“Nós aguardávamos o índio Galdino para uma audiência, foi quando soubemos da morte dele”. A procuradora-geral diz que passados 20 anos da morte, “o atual cenário é ainda mais complicado”. Leia a íntegra

0 comentários: