Encanto dos Orixás

Encanto dos Orixás



Sunday, June 25, 2017

Images

Itapeense tenta suicídio em desafio da baleia azul

Na manhã deste domingo (25), um jovem Itapeense, de cerca de 15 anos, foi atendido no Centro de Saúde Dr. Carlos Ferreira Neto, com vários cortes, supostamente utilizando uma lâmina de barbear, no abdômen, braço e dedos. De acordo com o próprio menor, morador da avenida Itajuípe, bairro Luís Viana Filho (Estado), revelou que a tentativa de homicídio se deu em cumprimento a um dos últimos desafios do jogo ‘Baleia Azul’. O jovem também confessou que só parou de automutilar-se, devido ao grande sangramento em um dos cortes no abdômen. Ainda questionado, disse que seus pais, que se trata de um casal religioso, desconhecem sobre sua participação no jogo suicida. Após ser atendido, profissionais da secretaria de saúde de Itapé encaminhou o jovem para o Conselho tutelar do município que deverá notificar os pais e seguir acompanhado o caso. Mesmo diante de alguns outros relatos, este é o primeiro caso confirmado da participação de jovens Itapeenses envolvido no jogo, que, da mesma forma, já houve ocorrências em cidades da região, a exemplo de Ibicaraí e Floresta Azul. Ainda assim o caso serve de alerta a todos os pais de Itapé a melhor acompanhar e fiscalizar de perto as atividades e ações de seus filhos.

Recomendações
A principal recomendação de especialistas às famílias é acompanhar o comportamento das crianças e jovens adolescentes, que ao se envolver com o ‘Baleia Azul’ passam a ficar arredias e mudam seus hábitos. Por exemplo, elas podem passar a usar apenas camisa de manga longa, para esconder as cicatrizes dos desafios que envolvem a automutilação.

O jogo
Iniciado na Rússia entre 2015 e 2016, o “jogo da Baleia Azul” (Blue Whale) está supostamente ligado a uma série de suicídios em todo o mundo. Isso porque ele busca causar danos emocionais aos participantes. As vítimas são coagidas a seguir instruções feitas por “curador”, como é chamado o criminoso que entrega os desafios. De acordo com relatos, o jogo dura cerca de 50 dias com desafios que vão desde “assistir a filmes de terror durante madrugada”, “rasgar a própria a pele com a faca até X hora do dia”, chegando até o desafio final, que seria o suicídio.

0 comentários: