Encanto dos Orixás

Encanto dos Orixás



Tuesday, February 13, 2018

Images

IBICARAÍ: SAAE REALIZA MANUTENÇÃO EM QUATRO RESERVATÓRIOS E CONSERTO NO FILTRO 3 DA ETA

WhatsApp Image 2018-02-07 at 11.13.04 AM
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ibicaraí realizou, durante a última semana, a limpeza de quatro reservatórios e deu início à manutenção do filtro três da Estação de Tratamento – ETA, com a remoção e troca de toda a areia de filtração, recuperação das paredes internas e das canaletas que ficam no fundo dos tanques, além da lavagem e drenagem dos respectivos tanques e reservatórios.

A ação está sendo feita com recursos próprios, com valor aproximado de 20 mil reais e conta com onze homens trabalhando. Segundo o diretor do SAAE, Ronaldo Jorge Luz, o serviço é complexo e ainda não acabou por conta do feriado de Carnaval.

“Fizemos uma primeira manutenção em maio do ano passado, pois a situação estava crítica. Esse ano o prefeito Lula Brandão pediu que melhorássemos o fornecimento e a qualidade da água fornecida pelo SAAE. Resolvemos então investir de forma responsável e dentro da nossa realidade, fazendo a manutenção dos tanques e recuperando o Filtro 3, que deve ficar pronto até o dia 20 desse mês. Peço a compreensão da população, pois estamos trabalhando para melhorar a qualidade da nossa água. Vale ressaltar que já foi feita a licitação de 300 tubos de seis metros, totalizando 1800 metros para a rede de água do Córrego Grande. Acredito que até março começaremos esse serviço”, disse Ronaldo.

Segundo o Responsável Técnico pelo tratamento e distribuição de água da Estação de Tratamento – ETA, Rubens Machado, esse importante trabalho que está sendo feito na ETA irá melhorar a qualidade da água do município. “Quanto à coloração escura da água, é proveniente do capim braquiária, que fica nas margens da represa do Luxo. Posso garantir que nossa água é bem tratada, respeitando as recomendações técnicas exigidas. Nossa água é de boa qualidade e com os investimentos que estão sendo feitos no Córrego Grande vamos usar menos a água do Luxo”, disse Rubinho.

Recuperação dos filtros – O processo de recuperação dos filtros consiste na remoção de toda a areia de filtração do fundo do tanque, chamada leito filtrante. Depois da areia removida, ela é reclassificada (peneirada e limpa) e volta para o filtro. Dessa vez, está sendo substituída a areia especial de filtração usada para o processo de filtragem e diminuição da turbidez da água por uma nova.

0 comentários: