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Friday, June 28, 2013

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Plano de Ações Articuladas da Educação discutido em Itabuna

Diretores, pedagogos e técnicos da Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna iniciaram às discussões em torno da reestruturação do Plano de Ações Articuladas (PAR) do município. A intenção é adequar à atual realidade as metas previstas para o desenvolvimento da educação grapiúna nos próximos quatro anos, a partir das dimensões: Gestão Educacional, Formação de Professores e de Profissionais de Serviço e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. Inicialmente, as discussões estiveram centradas no levantamento de informações sobre o PAR itabunense, quando foram identificados os dados que compõe o diagnóstico da realidade educacional do município, quais as ações e metas indicadas como prioritárias, o termo de cooperação estabelecido entre o governo federal e o governo municipal – aspectos técnicos e financeiros, bem como quanto à existência ou não do Comitê Local de Acompanhamento do Plano de Ações Articuladas e nas respostas às pendências apontadas por técnicos do Ministério da Educação (MEC). Segundo a diretora do Departamento da Educação Básica da SEC, Rosenaide dos Reis Ramos, o PAR é na verdade a proposição de um Plano de Ações plurianuais, configurado em um conjunto de ações que recebe o apoio técnico e financeiro do MEC e visa o cumprimento do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), instituído pelo governo federal por meio do Decreto n° 6.094/2007. A diretora ressalta que o município de Itabuna aderiu ao PAR no ano de 2011.

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