Encanto dos Orixás

Encanto dos Orixás



Wednesday, September 07, 2016

Images

ITABUNA: LIVROS ESCOLARES PASSAM A NOITE EM TERRENO BALDIO

livros

Moradores do bairro Santa Catarina, em Itabuna, ficaram indignados com o descaso com a educação. Pilhas de livros escolares caíram de uma carreta e passaram a noite em um terreno baldio.

Segundo alguns moradores, no bairro tem um deposito da secretaria de educação do governo do estado, e na última terça-feira uma carreta esteve no local para retirar os livros.

Mas no trajeto a metade da carga caiu na rua e a carreta seguiu deixando os livros no terreno. Já na manhã desta quarta-feira uma retroescavadeira esteve no local e colocou os livros em outro caminhão.

Um morador questionou o motorista sobre o descaso com os livros, e a informação é que os livros novos serão incinerados, pois estão desatualizados.

O gestor da Coordenação de Atendimento à Rede -COARE, Mauro Alves, do Núcleo Regional de Educação – NRE 05, manteve contato com o blog e esclareceu o episódio:

“ estávamos pegando os livros no galpão para enviar para as cooperativas e fazer a reciclagem, mas ocorreu um problema no eixo no caminhão e os livros caíram. Fiquei sabendo disso hoje e cobrei do responsável, tinha que pegar os livros na madrugada, e não pela manhã. Mas não ocorreu nada de errado, os livros serão reciclados, orientação da secretaria”.

livro

1 comment:

  1. Em relação ao descarte de livros didáticos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia esclarece que:

    - A doação e/ou devolução de livros irrecuperáveis e desatualizados devem ocorrer de acordo com a portaria no 359, de 20 de janeiro de 2011, desta Secretaria. Dentre outras coisas, a portaria estabelece que a ação só deve ocorrer após avaliação prévia pela Comissão Gestora do Descarte de Livros, da Secretaria, incluindo publicação no Diário Oficial do Estado.

    - A Secretaria iniciará uma investigação para apurar se o processo de descarte dos livros encontrados no galpão localizado no bairro Santa Catarina, em Itabuna, obedeceu os critérios da portaria no 359/2011.

    - Até o momento, foi verificado que os livros descartados eram de 2010, oriundos de escolas estaduais localizadas em Ilhéus. Pertenciam à reserva técnica do Ministério da Educação (MEC) e perderam a aplicabilidade dentro das escolas, que era de, no máximo, 3 (três) anos.

    Assessoria de Comunicação
    Secretaria da Educação do Estado da Bahia
    E-mail: ascom@educacao.ba.gov.br

    ReplyDelete