Pet Bello Pet Shop

Pet Bello Pet Shop

Rede mão amiga material para construção

Rede mão amiga material para construção

Sol Magazine

Sol Magazine

Construção Matos

Construção Matos


Friday, April 12, 2019

Images

Isidório propõe PEC para militares eleitos voltarem à ativa com fim do mandato


O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para permitir que militares eleitos voltem à ativa, após o fim do mandato, na posição hierárquica a que teria direito por antiguidade, ou seja, com possibilidade de promoção. A PEC 38/2019 pretende alterar o § 8º do artigo 14 da Constituição Federal.  Atualmente, a Lei prevê que "se contar menos de dez anos de serviço", o militar elegível deverá se afastar da atividade. Já se tiver mais de dez anos de serviço, após eleito, ele passa para a inatividade.

Em lugar disso, o texto da PEC sugere que, para ser eleito, o militar com menos de três anos de serviço se afaste da atividade. Com mais de dez anos de serviço, em lugar de, após eleito ficar, por fim, na inatividade, o militar retornaria ao serviço - com o fim do mandato-, "na posição hierárquica que lhe caberia por antiguidade". A PEC foi protocolada no último dia 1º e, na última quarta-feira (10), chegou à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Casa. 

Na justificativa do projeto, Isidório afirma que, atualmente, o militar "passa necessidades" com a redução do salário, após ser diplomado em cargo eletivo. Eles são transferidos automaticamente para a reserva remunerada, com os proventos proporcionais ao tempo de serviço. "Essa norma tem gerado uma grande injustiça, visto que são muitos os militares que contribuem para a sociedade como parlamentares e ao término do mandato passam necessidades com os proventos reduzidos", diz o parlamentar do Avante.

0 comentários: