Pet Bello Pet Shop

Pet Bello Pet Shop

Rede mão amiga material para construção

Rede mão amiga material para construção

Sol Magazine

Sol Magazine

Construção Matos

Construção Matos


Saturday, January 09, 2021

Images

Santa Casa e prefeito de Itabuna debatem medidas para resolver superlotação na saúde

 Santa Casa e prefeito de Itabuna debatem medidas para resolver superlotação na saúde

O provedor em exercício da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Antônio Augusto Monteiro, acompanhado da diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chavéz, e do assessor médico do HMN, John Leahy Filho, debateu, na noite de quinta-feira (7), com o prefeito Augusto Castro (PSD), e com a secretária Municipal de Saúde, Lívia Mendes, uma série de medidas para sanar o problema recorrente nos serviços da rede materno-infantil. A superlotação no HMN também foi um dos assuntos discutidos.

Referência no sul da Bahia no atendimento em Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia de alto risco e Pediatria Cirúrgica, o HMN tem sofrido com a superlotação gerada por causa da suspensão de serviços na Maternidade Santa Helena, em Ilhéus, e falta de profissionais na Maternidade Ester Gomes, em Itabuna. No período de 28 de dezembro a 5 de janeiro, por exemplo, o Manoel Novaes registrou aumento de quase 70% no número de atendimentos.

Durante a reunião de ontem, o provedor em exercício Antônio Augusto Monteiro apresentou sugestões para melhorar os serviços da rede atenção básica de saúde com relação ao atendimento maternoinfantil. O médico destacou a importância das unidades de saúde disponibilizarem equipes completas e com pessoal treinado para possibilitar a assistência correta ao paciente. “Caso o serviço funcionasse como deveria, não haveria nem necessidade de envio de boa parte dos pacientes para os hospitais”, observou.

O provedor em exercício explicou também que, nos últimos anos, o Manoel Novaes tem atendido moradores de 84 municípios na área de obstetrícia, mas está contratado para disponibilizar serviços para 22 localidades. “Isso tem gerado um grande prejuízo para a Santa Casa. Temos feito muito mais atendimentos do que a quantidade prevista em contrato. Precisamos resolver isso porque não temos como manter as portas abertas do jeito que está”.


Prefeito Augusto Castro

O prefeito Augusto Castro concordou que os serviços básicos de saúde precisam urgente de melhorias. Ele afirmou que as medidas já estão sendo adotadas para resolver as distorções e melhorar o atendimento também nas unidades que funcionam como porta de entrada, como Unidade de Pronto Atendimento UPA), no bairro Monte Cristo, e Maternidade Ester Gomes.

O prefeito disse ainda que está trabalhando para garantir investimentos para média e alta complexidade e que na próxima semana tentará uma agenda com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. A reunião de ontem também contou com a participação de secretários municipais, diretores e membros da provedoria da SCMI.

0 comentários: