Pet Bello Pet Shop

Pet Bello Pet Shop

Rede mão amiga material para construção

Rede mão amiga material para construção

Sol Magazine

Sol Magazine

Construção Matos

Construção Matos


Friday, August 30, 2024

Images

ITABUNA: MUTIRÃO DO DIABETES COMPLETA 20 ANOS E É MODELO PARA 40 CIDADES BRASILEIRAS

 

 

O Mutirão do Diabetes de Itabuna chega à sua 20ª. edição em 2024. Idealizado e coordenado pelo Dr. Rafael Andrade, diretor do Centro Avançado em Retina e Vítreo do Hospital Beira Rio e presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, ao longo de 20 anos o mutirão se consolidou como o principal evento de  prevenção, conscientização e rastreamento de complicações provocadas pela doença no Brasil.

Mais de 30 mil pacientes foram atendidos nestes 19 anos e cerca de  3 mil pacientes com retinopatia diabética grave ou edema macular diabético, pacientes com doença ocular mais grave foram submetidos a tratamento gratuito de fotocoagulação a laser da retina, evitando a cegueira de muitos deles

Em 2024, o Mutirão acontece no dia 9 de novembro, com ações clínicas como exame de fundo de olho, rim e pé diabético e cardiológico e telemedicina com uso de inteligência artificial, no Hospital Beira Rio. A adoção de modernas tecnologias permite que todo o processo seja digitalizado, com dados e diagnóstico do paciente em tempo real. Na praça Rio Cachoeira, será promovida a Cidade do Diabetes, será realizada uma Feira de Saúde, com ações de prevenção como teste de glicemia, endocrinologia, saúde bucal e oficinas educativas, com a participação de estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz, Unex e Afya.

No 10, ainda como parte da programação do Mutirão,  acontecem o Aulão Azul da Saúde e a Pedalada Azul, com cerca de  1500  ciclistas.

O Dr. Rafael Andrade destaca que “esse é um ano especial, são duas décadas de um projeto que mobiliza toda a comunidade, com mais de mil voluntários e que se transformou em modelo para o Brasil, sendo replicado em mais de 40 cidades e reconhecido pela Federação Internacional do Diabetes”, que este ano escolheu     “Diabetes e Bem Estar” como tema da campanha.

0 comentários: