SILVA NETO PRÉ CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUALSILVA NETO PRÉ CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL ESSE VAI TRABALHAR PELA BAHIA
Pet Bello Pet Shop
Rede mão amiga material para construção
Sol Magazine
Construção Matos
Tuesday, June 23, 2026
Durante a cerimônia foram entregues três aeronaves e diversos equipamentos que ampliam a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros em 14 municípios
A segurança pública da Bahia ganhou um importante reforço no combate à criminalidade e nas operações de resgate e emergências no estado com a formatura de 1.441 novos policiais militares e a entrega de equipamentos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, realizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues. Os atos aconteceram, na manhã desta sexta-feira (19), durante cerimônia realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador.
‘Estamos formando 1.441 profissionais que depositam na ação da segurança pública uma inteligência capaz de encontrar saídas para resolver problemas”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante seu discurso na cerimônia de formatura.
Na solenidade, foram entregues três aeronaves multimissão para as forças policiais estaduais, sendo uma para Polícia Civil, uma para Polícia Militar e uma para o Corpo de Bombeiros Militar, em um investimento superior a R$ 101,5 milhões. Equipados para operações diurnas e noturnas, os helicópteros vão ampliar a cobertura aérea e permitir respostas mais rápidas a emergências em diferentes regiões da Bahia.
“As entregas de aeronaves e equipamentos reforçam ainda mais a capacidade de atuação das forças de segurança em todo o estado. Teremos três aeronaves que irão auxiliarão o policiamento no interior do estado, o pronto socorrismo e as ações de salvamento”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia também ganhou reforço com a entrega de cinco viaturas Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), 14 motoaquáticas, seis botes salva vidas, além de kits para salvamento aquático, em investimentos de R$ 12,7 milhões. Os equipamentos vão acelerar o tempo de resposta da corporação em ações de busca, resgate e salvamento, beneficiando 14 municípios do estado.
“São equipamentos que melhoram a nossa resposta operacional e garantem mais segurança e melhores condições de trabalho para os bombeiros. É uma aquisição importante, que qualifica ainda mais o nosso parque de viaturas e equipamentos”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Aloísio Mascarenhas.
Curso de formação
O Curso de Formação de Soldados teve início em julho de 2025 e foi concluído em junho deste ano. Do total de formados, 1.246 são homens e 195 mulheres. “Os novos soldados ingressam, a partir de agora, no efetivo operacional da Polícia Militar e serão empregados diretamente no campo, reforçando as diversas unidades da corporação. É um efetivo bem formado e capacitado para servir cada vez melhor à sociedade.”, afirmou o comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães.
Realização de um sonho
Entre a emoção da formatura e a expectativa de iniciar uma nova etapa na carreira, os novos soldados celebraram a realização de um sonho construído com dedicação e muito esforço. Para a soldado Gisele Santos, a conquista representa a recompensa por cada renúncia e pelo compromisso assumido ao longo do curso. “Hoje é ver que todos os tijolinhos que construí dia após dia durante o curso valeram a pena, não só para mim, mas para todos os formandos”, comemorou.
IBIRAPITANGA: GOVERNO DO ESTADO PUBLICA CONVÊNIO DE R$ 1,84 MILHÃO PARA REFORMA DA FEIRA LIVRE DE ITAMARATI
Investimento garante a requalificação Pavilhão 1 do espaço
O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (19) o convênio para a reforma, do Pavilhão 1, da Feira Livre de Itamarati, distrito de Ibirapitanga. A obra contará com investimento de R$ 1.839.064,56, fruto de parceria entre a Prefeitura de Ibirapitanga e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A intervenção tem como objetivo modernizar a estrutura da feira, fortalecer a economia local e oferecer melhores condições para feirantes e consumidores.
De acordo com a publicação, os recursos serão aplicados por meio do Programa de Infraestrutura Pública. A obra contempla a requalificação do Pavilhão 1, da tradicional feira livre, considerada um dos principais equipamentos públicos do distrito e referência para agricultores familiares, comerciantes e moradores da região.
A iniciativa avança após a Prefeitura de Ibirapitanga publicar, nesta semana, a declaração de domínio público da área destinada à requalificação do mercado municipal de Itamarati. O documento reconhece oficialmente o espaço como área pública, utilizada há mais de três décadas pela população, tornando-o apto a receber investimentos governamentais.
Para o prefeito Jé Assunção, a publicação do convênio representa mais um compromisso cumprido com a população de Itamarati. “Assumimos o compromisso de buscar os investimentos necessários para transformar a realidade de Itamarati e hoje damos mais um passo importante nessa direção. A reforma deste pavilhão da feira é uma conquista histórica para os comerciantes, agricultores e moradores do distrito. Agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues pela parceria e pelo olhar atento para Ibirapitanga. Temos acompanhado o governador em diversas agendas e esse resultado mostra que o trabalho e o diálogo continuam trazendo benefícios concretos para nossa população”, destacou.
Nos últimos 18 meses, Ibirapitanga tem sido contemplada com uma série de investimentos do Governo do Estado. Entre as ações estão a implantação da Sala de Estabilização do Hospital Municipal Edvaldo Magalhães Nascimento, a entrega de viaturas para as Polícias Civil e Militar, ônibus escolares, ambulâncias, ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), kits para Unidades Básicas de Saúde, veículos para secretarias municipais, além da contenção de encosta na Rua da Paz, em Itamarati.
O município também vem sendo beneficiado com recursos destinados à construção e ampliação de escolas, creches e outras obras de infraestrutura que fortalecem os serviços públicos e impulsionam o desenvolvimento local.
ILHÉUS RECEBE ENCONTRO INTERNACIONAL COM KAY PRANIS SOBRE PRÁTICAS RESTAURATIVAS E SEGURANÇA PÚBLICA

Evento terá três dias de construção coletiva e certificação internacional

Ilhéus sediará, entre os dias 14 e 16 de dezembro, um encontro internacional voltado às práticas restaurativas e à segurança pública, com a participação da referência mundial no tema, Kay Pranis.
O encontro será dividido em três etapas. Antes da realização presencial, os participantes poderão enviar perguntas e sugestões de temas até o dia 30 de agosto, que irão compor os painéis de discussão. Durante a programação, serão realizados círculos de diálogo, debates e sínteses colaborativas com Kay Pranis e convidados nacionais. Após o encerramento, o conteúdo produzido será sistematizado em um manifesto coletivo e em uma obra escrita.
O evento conta com 145 vagas presenciais. O primeiro lote, com 20% de desconto, já está esgotado, mas as inscrições seguem abertas. Mais informações estão disponíveis no site: jrsegurancailheus.institutocoessencia.com
Thursday, June 18, 2026
Operação Verdadeiro Encontro: Polícia Civil desarticula grupo que usava aplicativos de namoro para extorquir vítimas em Salvador
Uma organização criminosa especializada em atrair vítimas por meio de aplicativos de relacionamento e sites de encontros para a prática de extorsão foi o alvo principal da Operação Verdadeiro Encontro, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia na manhã desta quinta-feira (18). A ofensiva policial mobilizou equipes para o cumprimento de mandados de prisão, além de ordens de busca e apreensão, concentrando as diligências nos bairros da Liberdade e de São Cristóvão, localizados em Salvador. De acordo com as informações oficiais divulgadas pela instituição, as investigações apontam que os suspeitos agiam com extrema violência psicológica, mantendo as vítimas sob grave e constante ameaça para forçar a realização de transferências bancárias de altos valores.
Os trabalhos investigativos, conduzidos de forma integrada por equipes da 9ª Delegacia Territorial (DT/Boca do Rio) e da 10ª Delegacia Territorial (DT/Pau da Lima), tiveram início logo após uma das vítimas registrar uma ocorrência detalhando o funcionamento do golpe. O homem relatou às autoridades que havia iniciado conversas e aceitado um convite de encontro por meio de anúncios em plataformas digitais de namoro. Ao chegar ao imóvel combinado, situado no bairro da Boca do Rio, na capital baiana, a vítima foi surpreendida e encurralada por um homem que se apresentou falsamente como companheiro da mulher com quem ele havia marcado, passando a exigir a entrega imediata de bens materiais e quantias financeiras como condição para que pudesse ser libertado.
Com o avanço das apurações, o setor de inteligência da Polícia Civil conseguiu identificar quatro integrantes que atuavam de forma coordenada no esquema, evidenciando uma clara divisão de funções entre os participantes. O núcleo operacional do grupo era composto por duas mulheres trans, que ficavam responsáveis pela criação dos anúncios atrativos nos sites de relacionamento, gerenciamento das conversas iniciais e a atração das vítimas até as armadilhas montadas nos cativeiros. Paralelamente, outros dois comparsas entravam em cena no momento da abordagem, sendo os executores diretos das ameaças, da contenção física das vítimas e da cobrança sob forte coação psicológica dos valores exigidos. O material apreendido nos bairros alvos da operação deve agora subsidiar o inquérito para identificar se outras pessoas foram lesadas pela quadrilha na região metropolitana.
Nova estrutura é fruto de parceria entre a Prefeitura de Coaraci e o Governo do Estado, com foco no fortalecimento da economia local e valorização dos produtores.
O prefeito de Coaraci, Miltinho, anunciou em suas redes sociais a chegada do novo Centro de Abastecimento do município. A iniciativa, viabilizada pela Prefeitura de Coaraci em parceria com o Governo do Estado, representa um importante investimento para a cidade, com recursos superiores a R$ 4,5 milhões.
A nova estrutura faz parte das ações da atual gestão para fortalecer o comércio local, valorizar os trabalhadores rurais e ampliar as oportunidades para quem vive da produção, da venda e da circulação de alimentos no município. O equipamento também deve contribuir para melhorar as condições de trabalho, organizar o abastecimento e impulsionar a economia de Coaraci.
“Este é mais um passo importante para o desenvolvimento de Coaraci. Estamos investindo em uma estrutura que vai oferecer mais dignidade aos produtores, fortalecer o comércio local e gerar novas oportunidades para a nossa população”, destacou o prefeito Miltinho.
Com a implantação do novo Centro de Abastecimento, a gestão municipal reforça o compromisso com investimentos que impactam diretamente a rotina da população, promovendo desenvolvimento, geração de renda e mais estrutura para produtores, comerciantes e consumidores.
O Hospital Beira Rio realizou uma ação voltada para a saúde ocular dos jovens de Itabuna, que marca a campanha nacional Junho Violeta, dedicada à conscientização sobre o ceratocone. No dia 12 de junho, foram atendidas crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, estudantes das escolas públicas do município, com suspeita de ceratocone. A iniciativa foi uma realização do HBR, com o apoio das secretarias municipais de Saúde e de Educação de Itabuna, reforçando o compromisso conjunto com a prevenção da cegueira evitável e o diagnóstico precoce das doenças oculares.
A ação contou com avaliação oftalmológica especializada e exames complementares para identificação da doença, permitindo o encaminhamento adequado dos casos diagnosticados. De acordo com a Dra. Larissa Andrade Kowalski, oftalmologista do Hospital Beira Rio, e coordenadora da atividade, “cuidar da visão é investir no futuro. O ceratocone tem tratamento e, quando diagnosticado precocemente, suas consequências podem ser significativamente reduzidas”. “A conscientização da população, especialmente de pais, professores e profissionais de saúde, é uma das ferramentas mais importantes para garantir que crianças e adolescentes recebam o diagnóstico e o tratamento no momento certo”, destaca a médica.
O ceratocone é uma doença relativamente comum, que costuma surgir na infância, adolescência ou início da vida adulta. Muitas vezes, os primeiros sinais são confundidos com uma simples necessidade de trocar os óculos, o que pode atrasar o diagnóstico. Os sintomas mais frequentes incluem visão embaçada ou distorcida, aumento frequente do grau dos óculos, astigmatismo irregular, sensibilidade à luz, dificuldade para enxergar à noite e necessidade de apertar os olhos para focar melhor.
DIAGNÓSTICO PRECOCE
Embora qualquer pessoa possa desenvolver a condição, ela é mais comum em adolescentes e jovens adultos. Pessoas com histórico familiar da doença, alergias oculares, rinite, asma ou dermatite atópica apresentam maior risco. “Por isso, é fundamental que crianças e adolescentes que apresentam queda no rendimento escolar relacionada à visão, dificuldade para enxergar o quadro ou troca frequente de óculos sejam avaliados por um oftalmologista”, afirma a Dra. Larissa Andrade Kowalski.
Hoje, exames modernos permitem identificar o ceratocone ainda em fases iniciais, muitas vezes antes mesmo de o paciente perceber alterações importantes na visão. “O diagnóstico precoce é fundamental porque possibilita a realização de tratamentos capazes de interromper ou retardar a progressão da doença, como o crosslinking corneano. Além disso, existem lentes especiais que podem proporcionar excelente qualidade visual e, nos casos mais avançados, o transplante de córnea continua sendo uma alternativa segura e eficaz”, finaliza a oftalmologista do Hospital Beira Rio.
O município de Uruçuca foi contemplado com o Certificado de Transparência nos Festejos Juninos 2026, reconhecimento concedido pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) e demais órgãos parceiros.
A certificação é destinada aos municípios que aderem voluntariamente à divulgação de informações relacionadas aos gastos públicos com os festejos juninos, fortalecendo a transparência, a responsabilidade na aplicação dos recursos e o acesso da população às informações da administração pública.
A entrega do selo ocorreu nesta terça-feira (16), em Salvador. Representando o município, o secretário municipal de Turismo, Dr. Lolô, participou da cerimônia e recebeu a certificação em nome da gestão municipal.
“Foi uma grande honra representar a prefeita Magnólia Barreto e o povo de Uruçuca neste momento tão importante. Este certificado reconhece o compromisso da nossa gestão com a transparência e a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. É uma conquista que pertence a toda a equipe de governo e à população uruçuquense”, destacou o secretário.
Para a prefeita Magnólia Barreto, a certificação reforça o compromisso da administração municipal com a transparência e a boa gestão.
“Esse reconhecimento demonstra o empenho da nossa gestão em atuar com responsabilidade, planejamento e respeito ao dinheiro público. Transparência é um princípio que norteia nossas ações e fortalece a confiança da população no trabalho realizado pela Prefeitura”, afirmou a prefeita.
O Certificado de Transparência nos Festejos Juninos integra uma iniciativa dos órgãos de controle para incentivar a divulgação de informações sobre os investimentos realizados nas festas juninas, promovendo maior controle social e fortalecendo a confiança da sociedade na administração pública.
Com a conquista, Uruçuca reafirma seu compromisso com a transparência, a eficiência administrativa e a correta aplicação dos recursos públicos.
Wednesday, June 17, 2026
O município de Porto Seguro foi reconhecido nesta terça-feira (16) com o Selo de Transparência nos Festejos Juninos – Edição 2026, durante cerimônia realizada no Auditório Afonso Tinoco, na sede do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), em Salvador.
A iniciativa é promovida pelo MPBA, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção à Moralidade Administrativa (CAOPAM), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), o Ministério Público de Contas junto ao TCE e o Ministério Público de Contas junto ao TCM.
O selo reconhece os municípios e demais entes públicos que contribuíram voluntariamente para ampliar a transparência na aplicação dos recursos destinados aos festejos juninos, fortalecendo os princípios da boa governança, do controle social e da responsabilidade na gestão pública.
A entrega da certificação reuniu prefeitos, controladores internos e representantes de municípios de diversas regiões da Bahia, destacando as boas práticas adotadas na divulgação de informações relacionadas à realização dos festejos.
Porto Seguro foi representada pelo secretário adjunto de Turismo, Alexandre Fonseca. Para ele, o reconhecimento reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos. “Receber este selo é motivo de orgulho para Porto Seguro. Esse reconhecimento demonstra o compromisso da gestão com a transparência, a responsabilidade e o respeito ao cidadão, especialmente em eventos que movimentam a economia e valorizam a cultura do nosso município”, destacou.
TEXEIRA DE FREITAS: CAMPANHA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL MOBILIZA ESCOLAS, EQUIPAMENTOS SOCIAIS E ESPAÇOS PÚBLICOS!
Durante o mês de junho, a Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, está intensificando as ações da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil 2026. A mobilização marca o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, e tem levado informação, orientação e conscientização para diferentes regiões do município.
Coordenadas pela equipe da Proteção Especial, com o apoio dos CRAS, CREAS, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e demais serviços da rede socioassistencial, as atividades têm como foco alertar a população sobre os impactos do trabalho infantil e reforçar a necessidade de garantir às crianças e adolescentes o acesso à educação, ao lazer, à convivência familiar e a um desenvolvimento saudável.
Ao longo da campanha, equipes estiveram presentes nos CRAS Castelinho e Ulisses Guimarães, além das escolas municipais Dom Pedro II, no bairro Duque de Caxias, Genivaldo Bispo e Novo Tempo, em Jardim Novo. Nesses espaços foram promovidas palestras, rodas de conversa e momentos de diálogo com estudantes, famílias e usuários dos serviços socioassistenciais.
As ações também alcançaram locais de grande circulação de pessoas, como a feira livre de quarta-feira, a feira de sábado, o Mercado Municipal e importantes cruzamentos da cidade, incluindo os semáforos da Pão Gostoso, Faé, Rondelli e Casagrande, próximo ao Gabrigil. Nestes pontos foram distribuídos materiais informativos e realizadas abordagens educativas voltadas à conscientização da população.
Outro destaque da campanha é a divulgação dos canais de denúncia e proteção, fortalecendo a participação da comunidade no enfrentamento ao trabalho infantil. A iniciativa também promove a articulação da rede de proteção à infância e adolescência, ampliando o alcance das informações e fortalecendo o compromisso coletivo com a garantia de direitos.
A campanha reforça uma mensagem simples e necessária: lugar de criança é na escola, junto da família, brincando, aprendendo e construindo seu futuro. O trabalho infantil compromete o desenvolvimento físico, emocional e social, além de afastar crianças e adolescentes de oportunidades fundamentais para sua formação.
A Prefeitura de Teixeira de Freitas segue desenvolvendo ações intersetoriais voltadas à proteção da infância e adolescência, fortalecendo políticas públicas que assegurem direitos e contribuam para a construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e inclusiva.
FIRMINO ALVES: FABIANO MOSTRA FORÇA E LEVA MAIOR COMITIVA DO MÉDIO SUDOESTE PARA EVENTO DE JERÔNIMO

O prefeito de Firmino Alves, Fabiano Sampaio, saiu fortalecido politicamente da plenária regional do Programa de Governo Participativo, realizada no último domingo (14), no auditório do ITC, em Itapetinga.
Fabiano foi ao evento acompanhado do vice-prefeito Vailson Cunha, secretários, vereadores, lideranças políticas e apoiadores. A caravana de Firmino Alves chamou atenção nos bastidores por ser apontada como a maior comitiva do Médio Sudoeste presente no encontro.
A movimentação foi interpretada como demonstração de prestígio do prefeito junto ao governador Jerônimo Rodrigues e de força política dentro da região.
O PGP, promovido pelo Governo da Bahia, tem como objetivo ouvir a população e reunir propostas para a construção das prioridades da gestão estadual. Mas, no tabuleiro político, também serviu para medir articulação, presença e capacidade de mobilização dos prefeitos aliados.
Nesse quesito, Fabiano Sampaio passou no teste.
A presença robusta de Firmino Alves no evento reforçou o peso político do prefeito e mostrou que ele segue com trânsito aberto no governo estadual.
XIQUE-XIQUE: BEBETO GALVÃO PARTICIPA DOS FESTEJOS DE 98 ANOS DE XIQUE-XIQUE E RECEBE APOIO DE LIDERANÇAS LOCAIS
O pré-candidato a deputado federal Bebeto Galvão (PSD) participou, no último final de semana, das celebrações dos 98 anos de Xique-Xique, no coração do Sertão baiano. Mais do que um evento festivo, a passagem pela cidade consolidou laços, escutou demandas populares e reforçou uma aliança estratégica com Simone Cosmo, médica e uma das lideranças femininas mais atuantes da região.
Dra. Simone Cosmo, como é conhecida, organizou uma série de encontros que reuniram comunidades e representantes da política local e do setor produtivo. Essa parceria, de acordo com Bebeto, é construída na escuta social e no reconhecimento mútuo.
“Política não se faz sozinho. Qualquer atividade humana só é resolvida coletivamente. Simone tem a força de quem sabe que time bom é time unido, a coragem de encarar desafios e a humildade de dividir conquistas”, declarou.
A pré-candidatura de Bebeto recebeu apoio expressivo de pessoas e grupos que veem em sua trajetória uma sintonia com as principais demandas da cidade, com destaque para a infraestrutura urbana, atenção aos ribeirinhos e fortalecimento da agricultura familiar.
Quando deputado federal, Bebeto destinou emendas à cidade, um dos motivos que, segundo ele, explicam a importância do município em sua caminhada política. “Xique-Xique é lugar de pertencimento, terra de um povo forte e batalhador que merece um projeto devotado à sua vocação cultural e econômica”, afirmou.
Na ocasião, o pré-candidato também destacou a transformação proporcionada pela agricultura irrigada no semiárido. “Essa atividade recebe largos investimentos no setor produtivo, mas também da presença do Estado. Uma agricultura irrigada transforma a paisagem e Xique-Xique prova que é possível, no Sertão, construir prosperidade para a nossa gente”.
O prefeito Robson Venâncio do PT coordenou hoje de dentro do seu gabinete o anúncio de várias obras, entrega de equipamentos de saúde, entrega de automóvel, mobiliários e inaugurações importantes.
Robson lidera o maior projeto político da história da cidade, ele atribui as suas conquistas a Deus e vai seguindo firme na meta de transformar Pau Brasil num canteiro de obras.
“Nada sou eu, tudo é Deus e eu tenho seguido o chamado para não me exaltar. Confesso que Deus nos iluminou para antecipar o processo, desde 2022 já chegaram conquistas em Pau Brasil fruto dessa nossa luta, hoje elas ampliaram e até o última dia de mandato estarei lutando para posicionar Pau Brasil numa cidade digna para se viver. Não é fácil e reconheço que a gente não acerta tudo, somos seres humanos mas tenho me entregado ao máximo e tenho pedido a Deus que eu encontre pessoas que gostem de mim e que gostem de Pau Brasil para nos abençoar” declarou o prefeito Robson.
O site apurou que serão 13 ações anunciadas próximo dia 26 de junho com a presença de várias autoridades. Até o momento o deputado líder do governo do estado Rosemberg Pinto e o deputado federal Valmir Assunção do PT, além do coordenador do programa Bahia Sem Fome já tiveram presenças confirmadas.
Entre as obras estão: ordem de serviço de reforma do posto de saúde Erlon Rodrigues, ordem de serviço da reforma do posto de saúde José Carlos Santos, ordem de serviço da reforma do posto de saúde Sávio Rosa, ordem de serviço da reforma do posto de saúde Eric Saúde, anúncio de licitação do hospital municipal Arlete Magalhães, entrega de veículo administrativo, anúncio de VAN TFD, entrega de mobiliário escolar, anúncio de ambulância tipo A para o município , inauguração do posto de saúde do assentamento Assucena, inauguração do laboratório municipal, anúncio da iluminação e irrigação do estádio municipal, ordem de serviço para revestimento primário da estrada do jundiá, acontecerá também a inauguração da cozinha comunitária que irá distribuir 200 refeições por dia durante 1 ano.
O prefeito e o vice tem trabalhado com harmonia e a cidade vive um tempo de muito trabalho e realização de obras, além das anunciadas já estão em execução reforma de creche, reforma e ampliação de prédios escolares, reforma da principal praça da cidade, reconstrução do mercado municipal e a quadra de esporte da escola municipal Antônio Carlos Magalhães.
ILHÉUS: Bebeto Galvão visita presidente da CODEBA e celebra ampliação da estrutura do Moinho de Ilhéus
A reativação do Moinho de Trigo do Porto de Ilhéus ganhou novo impulso com o anúncio da ampliação de sua infraestrutura e a chegada dos equipamentos que integrarão o sistema de moagem. O investimento, da ordem de R$ 120 milhões, é resultado de um esforço político que teve no pré-candidato a deputado federal, Bebeto Galvão, um de seus principais articuladores.
Na última segunda-feira (15), Bebeto se reuniu com o presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, para tratar de melhorias para a área portuária de Ilhéus, incluindo o Moinho. Na ocasião, ele parabenizou o trabalho de Gobbo à frente da Companhia, destacando o crescimento de 16% registrado pelo terminal em 2025.
Entretanto, desde 2023, Bebeto tem promovido encontros estratégicos para viabilizar o projeto. Ainda como vice-prefeito de Ilhéus, liderou as tratativas com representantes do Governo da Bahia, executivos do Grupo Maratá e diretores da CODEBA para alinhar as bases da retomada. Em maio daquele ano, levou o tema ao então ministro Márcio França, tratando também da dragagem do terminal e da construção do Porto Sul.
“Com o governo Lula, a nossa região ganha empregos, investimentos e logística fortalecida”, ressaltou Bebeto. A ampliação inclui a construção de seis novos silos e a recuperação do prédio original. As obras mobilizam 110 trabalhadores, com potencial de gerar R$ 229 milhões em receita operacional em cinco anos.
O Moinho de Ilhéus se consolida como peça-chave do novo hub logístico do sul da Bahia, integrado ao Novo PAC. O vereador Maurício Galvão, ex-gerente do Porto de Ilhéus, é autor da “Lei do Moinho”, aprovada pela Câmara Municipal em abril deste ano. A norma cria zona específica para as operações portuárias na cidade e organiza o uso do solo, evitando conflitos com outras atividades econômicas e residenciais e garantindo mais segurança para moradores e trabalhadores.
Selo estadual valoriza a transparência e a prestação de contas à população
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Ibirapitanga foi contemplada com o selo “Transparência nos Festejos Juninos 2025”, em reconhecimento às boas práticas de governança e à transparência na realização das celebrações juninas. A entrega ocorreu na manhã desta terça-feira (16), na sede do Ministério Público da Bahia (MPBA), em Salvador. O município foi representado pelo secretário de Transporte, Turismo, Esporte e Ordem Pública (SETTEOP), Ederenilton Alves.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a gestão pública eficiente e transparente, especialmente no que se refere à utilização dos recursos destinados à cultura e ao turismo durante o período junino. O reconhecimento é concedido aos municípios que colaboram voluntariamente com a construção e atualização das informações na plataforma do Painel, demonstrando compromisso com a cidadania, o controle social e a boa administração dos recursos públicos.
O Painel reúne informações sobre artistas contratados, valores de cachês, fontes de recursos e programação das apresentações artísticas realizadas entre os dias 1º de maio e 31 de julho. Nesta edição, a plataforma passou a contar com novas funcionalidades, como a aba “Cachês”, que permite consultar os valores médios pagos aos artistas desde 2023, além de acompanhar a evolução desses valores ao longo dos anos. Outra novidade é o “Transparentômetro”, ferramenta que mostra quais municípios já prestaram contas e quais ainda possuem pendências na atualização das informações.
Segundo o gerente do projeto do Painel de Transparência dos Festejos Juninos, promotor de Justiça Frank Ferrari, a iniciativa tem se consolidado como um importante instrumento de controle social e de fortalecimento da transparência pública. “Foi um resultado excelente e esperamos que até o final da etapa complementar de coleta de dados tenhamos cadastros de todos os municípios baianos, repetindo o sucesso do ano passado. A cada ano, o Painel veio se consolidando como um fomentador importante de transparência e controle social, um banco de dados que disponibiliza também uma série histórica dos gastos públicos e que funciona ainda como uma ferramenta de fomento ao turismo, pois fornece dados sobre grade e programação das atrações artísticas”, afirmou.
O selo integra o Painel de Transparência dos Festejos Juninos, iniciativa coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia em parceria com os Ministérios Públicos de Contas junto aos Tribunais de Contas do Estado (MPC/TCE) e dos Municípios (MPC/TCM), além do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Rede de Controle da Gestão Pública na Bahia, União dos Municípios da Bahia (UPB), União das Controladorias Internas da Bahia (UCIB), Sebrae Bahia, Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Governo do Estado.
Monday, June 15, 2026
Restaurante em Itacaré era utilizado para lavar dinheiro do tráfico de drogas capixaba, aponta investigação da Polícia Federal
Um restaurante de pequeno porte situado no município turístico de Itacaré, no sul da Bahia, foi identificado pelas autoridades federais como peça-chave em um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro oriundo do narcotráfico operado no estado do Espírito Santo. A descoberta do braço baiano da organização criminosa ocorreu durante a deflagração da Operação Clean, coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/ES), que culminou no cumprimento de mandados judiciais e na prisão de 13 pessoas suspeitas de integrarem o grupo no país.
Entre os alvos capturados pelas forças de segurança pública está o homem que figurava formalmente como o administrador do estabelecimento gastronômico em Itacaré. De acordo com o relatório técnico da FICCO, o suspeito exercia uma função altamente estratégica e de extrema confiança dentro da engrenagem da facção, ficando encarregado não apenas da logística de distribuição de entorpecentes de alto valor agregado, com foco principal no haxixe, mas também da centralização de uma parcela expressiva dos lucros financeiros obtidos com o comércio ilegal.
O monitoramento dos investigadores apontou que o restaurante na costa do dendê era utilizado estrategicamente para integralizar e dar uma fachada de faturamento legal aos recursos financeiros provenientes da venda de drogas em solo capixaba. Os agentes federais constataram que o intenso fluxo de capitais movimentado pela quadrilha sustentava um cotidiano de luxo e ostentação desfrutado pelo administrador na badalada cidade litorânea baiana, destoando completamente da capacidade financeira presumida de um comércio de pequeno porte.
O início de toda a apuração policial ocorreu em julho de 2025, impulsionado por um flagrante em que um trabalhador da limpeza urbana (gari) foi interceptado transportando a quantia de R$ 300 mil em dinheiro vivo na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. A partir daquele episódio inicial, o setor de inteligência da Polícia Federal desfez o organograma do bando e rastreou minuciosamente as transações bancárias e patrimoniais que ligaram os criminosos do sudeste ao estabelecimento comercial baiano. Todo o inquérito e os materiais apreendidos permanecem sob custódia da Justiça Federal para o avanço dos desdobramentos processuais.













