O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) vive uma noite de grande apreensão com a notícia da demissão de 150 profissionais não concursados. As dispensas, que atingem diversas áreas da unidade, seriam parte de um plano de contenção de gastos após o hospital enfrentar dificuldades, inclusive no pagamento dos salários de outubro.
Enfermaria e CTI Serão Fechados Temporariamente
As demissões devem impactar principalmente os setores administrativo e de manutenção do hospital. No entanto, o plano de contenção também afetará diretamente o atendimento aos usuários do SUS.
A crise forçará o fechamento temporário da Enfermaria A e do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) 3 devido à falta de material para manter o funcionamento dos setores.
O Hospital de Base emprega cerca de mil funcionários e é uma unidade essencial para a região. O clima é de grande preocupação entre os profissionais e a população sobre a capacidade de atendimento do HBLEM após os cortes.
A crise ocorre após o hospital ter passado por uma grande ampliação recente, onde o Governo da Bahia investiu R$ 75 milhões na construção de um anexo com novo centro cirúrgico, centro de bioimagem e duas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).


0 comentários: