Sol Magazine

Sol Magazine

Construção Matos

Construção Matos


Thursday, October 09, 2025

Images

STJ nega pedido de habeas corpus de deputado estadual Binho Galinha

 

Em decisão proferida na noite desta quarta-feira (8), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a prisão do deputado estadual Binho Galinha, negando o pedido de Habeas Corpus impetrado em seu favor. A determinação, expedida pelo presidente da Corte, ministro Herman Benjamin. A defesa do deputado buscava reverter a prisão, mas o entendimento do STJ foi no sentido de manter a medida.

Já o filho do deputado, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, teve um pedido de liminar negado pela Justiça. Com a decisão, o processo foi encaminhado para análise e vista do Ministério Público.

Binho Galinha é acusado de liderar organização criminosa, com atuação principalmente na região de Feira de Santana. Conforme as informações da Operação Estado Anômico, o grupo criminoso é responsável por delitos como lavagem de dinheiro, obstrução da justiça, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas, usurpação de função pública, embaraço a investigações e tráfico de drogas.

A pedidos da PF, a prisão preventiva de Binho Galinha e mais nove integrantes do grupo criminoso foi decretada no dia 19 de agosto pela juíza Márcia Simões Costa, da Vara Criminal e Crimes contra a Criança e o Adolescente de Feira de Santana. Um mandado de busca e apreensão foi realizado na casa do deputado no dia 1º de outubro. Na ocasião, a esposa e o filho de Binho Galinha, Mayana Cerqueira da Silva e João Guilherme Cerqueira da Silva, foram presos pela PF.

O parlamentar se entregou no dia 3 de outubro ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) em Feira de Santana. Ele foi escoltado por equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) até Salvador e permanecerá custodiado na capital. (Bahia Notícias)


0 comentários: