Não será por falta de luta dos pilotos e instrutores associados ao Aeroclube de Itabuna que o Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho continuará com sua homologação de operações cancelada. Abandonado desde 2004, a pista e instalações aeroportuárias se deterioram e as laterais da pista usadas como local para descarte de entulhos e dejetos retirados das obras do canal da Avenida Amélia Amado.
O ministro Wagner Bittencourt, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, pretende anunciar o Plano de Aviação Regional. O governo planeja aumentar o número de aeroportos regionais no país dos atuais 130 para 210, até 2014, ano da Copa. O projeto contará com até R$ 2 bilhões e terá participação dos governos estaduais, que devem ser os operadores dos terminais.
O assunto foi tema de discurso nesta terça-feira do deputado federal Geraldo Simões (PT-BA) na Câmara dos Deputados, quando defendeu a necessidade de ampliação da rede de transporte e oferecer mais serviços para atender a demanda crescente. O parlamentar considera o aeroporto fundamental para o desenvolvimento de Itabuna e lamenta que a prefeitura use a pista como depósito de terra, lama e entulho das obras do Canal Lava-pés.
Para o piloto comercial Francisco de Assis Lima Menezes desde a suspensão das operações há oito anos, que o aeroporto está se degradando. Comandante Assis afirma que a luta pela reativação do aeródromo vem sendo travada desde 2008, sem cooperação do município e dos políticos regionais, que nada fizeram para reverter o processo apesar dos esforços do Derba que iniciou a vistoria de 29 aeroportos no estado, incluindo Itabuna, Canavieiras, Maraú e Belmonte também desativados.
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